sábado, 12 de abril de 2008

Exercicio 1
Ps contra piercings
Os piercings na língua piercingsserão proibidos de acordo com um projecto de lei do Pspara regular os estabelecimentos que os aplicam. A proposta visa ainda interditar piercings, tatuagens e maquilhagem permanente a menores de 18 anos.
Tinta da China.

Exercicio 2

Violência escolar

Écolines, marcadores e Photoshop.

Barbarella

exercício 2

workshop c/ Richard Câmara, CIEAM
notícia sobre violência escolar, técnica mista, J. Concha

exercício 1

workshop c/Richard Câmara, CIEAM
notícia sobre medidas de segurança na cerimónia do acender da chama olímpica (Olímpia, Grécia), tinta-da-china, J. Concha

ilustrações do primeiro exercício do workshop - ilustrar uma notícia

Título da notícia:


10.000 A.C. - Fantasia delirante




O texto que tive de ilustrar era uma crítica ao filme 10.000 A.C., que o descrevia como anacrónico, involuntariamente cómico, com personagens de rastas (deve ser para dar style aos homens das cavernas) e avestruzes assassinas...portanto, uma fantasia delirante. A dimensão tinha de ser 10x20 cm, e o desenho tinha de ser feito a tinta-da-china.
A segunda ilustração corresponde ao tema Violência nas escolas gera polémica , que é um tema que todos tivemos de ilustrar. A minha versão ficou assim.


Técnica usada foi de colagem, e o desenho foi feito a grafite e pintado com pastéis aguareláveis.

E já agora, volto a deixar um apelo: para que alguém me ajude a aprender photoshop!

Margarida A.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mensagem de abertura

ora bem, onde começar... no princípio, talvez.

Pelas 10h10 de uma manhã de Março, um grupo de 13 "escolhidos" reuniu-se pela primeira vez numa sala das Belas-Artes em Lisboa. Sob o olhar conhecedor do formador, desenharam retratos à distância de um tampo de mesa, responderam a inquisições pessoais e outras menos violentas, conheceram-se e deram início àquilo que seria uma semana de trabalho ilustrativo intensivo. Comandados por pequenos (e não tão pequenos) recortes de jornais, conduziram o seu traço entre o Google, o colega do computador do lado, os amigos da mesa de luz e o passar alternado do formador que perguntava sempre e nós, como é que estamos?...

Entre risadas cada vez mais comuns, apontamentos a tinta da china, parcerias de apoio técnico e muito papel concedido pelo CIEAM, cresceu um grupo de ilustradores que, mesmo não conseguindo finalizar alguns trabalhos ao final da semana de workshop, já se tinham decidido a não deixar morrer o desenho, o interesse pela ilustração e a manter o contacto, por mais esquivo que fosse, para não perder aquilo que de mais valioso se criou: um grupo motivado pelo trabalho, pelo apoio mútuo, pela construção de portfólios que lhes possam mesmo vir a dar trabalho numa àrea que lhes daria realmente prazer.



Acabou o Workshop de Ilustração Editorial para Imprensa, o Richard Câmara voltou para Madrid... e do primeiro jantar de reencontro surgiu a ideia de fazer um blog que continuasse a lançar desafios de ilustração editorial. Para que não nos percamos, para que não deixemos de desenhar... aqui estamos.



Mas fica também um espaço para quem quiser participar.
Basta ler o artigo da semana, lançado a uma quinta-feira à tarde, e levar a subsequente ilustração até à arte final no Sábado à noite.
Para colocar os trabalhos online, e no caso de não conhecerem directamente nenhum dos ilustradores de serviço, enviem um mail identificativo para mpcvieiraarrobayahoopontocom a pedir inclusão como membro do blog.

a partir daí é fácil:
:: as imagens não devem exceder os 800 pixeis de largura (feito no Photoshop através do Image Size)
:: sendo preferencialmente salvos no PhotoShop através do Save for Web, que reduz o peso da imagem substancialmente, permitindo que se navegue com alguma folga blog adentro. (máx.300Kb)
:: escolhendo, depois de feito o login, a função Nova mensagem e insere-se a imagem, seguida de um comentário opcional. A assinatura própria julgo que surge automáticamente.


O Editor de Serviço ficará então encarregado de verificar as respostas durante a manhã de Domingo, fechando depois a sessão dessa semana.

Quem entretanto não entregou pode entrar em contacto com o editor ou esperar até a proxima 5ª para o novo artigo.



A ver se este blog vinga...
Até ver, até quinta!