sábado, 3 de maio de 2008

#3 IC9 abre ao trânsito


Técnica Mista (Tinta da China/Sakura Micron/Tratamento Digital) *

acessos de natureza descriminada


Uma luta de titâs... uma luta de sentidos invertidos.
desenho a grafite e PhS... viva o Duotone e o Multiply!

desafio #3

itinerário tentacular 9

Ecolines, Tinta da China e PCS
Bárbara Fonseca

IC9 Obriga a Abate de Árvores

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Desafio #3

.
Novo troço do IC9 abre hoje ao trânsito
depois de polémicas com ambientalistas

O novo troço do Itinerário Complementar 9 (IC9) entre a zona de Tomar e Carregueiros é inaugurado hoje depois de vários anos de polémicas com ambientalistas, que acusaram os promotores da obra de destruírem árvores protegidas.
Azinheiras e sobreiros foram algumas das espécies alegadamente destruídas pelos empreiteiros da obra, tutelada pela empresa Estradas de Portugal, que sempre negou as acusações. A polémica chegou mesmo a motivar providências cautelares contra a obra por parte da associação ambientalista Quercus mas a via acabou por ser concluída, apesar das polémicas. Segundo os ambientalistas, o troço escolhido pela Estradas de Portugal envolveu a destruição de uma mancha de azinheiras protegidas no limite do concelho de Tomar com Ourém, mas, para a Quercus, a opção por um traçado mais a norte iria diminuir os custos e minimizar os danos, atingindo apenas encostas de eucaliptos.
O actual traçado, com cerca de oito quilómetros, custou perto de 37 milhões de euros, com 50 por cento de financiamento comunitário [...] Esta via tem sido também considerada uma prioridade para o sector do turismo já que permitirá a ligação do Santuário de Fátima e de três monumentos que estão classificados pela UNESCO (Convento de Cristo e Mosteiros da Batalha e de Alcobaça).
.
in Jornal Sol (digital), 29/04/08